Pular para o conteúdo principal
Projeto resgata identidades por meio da cultura do cineclube

Sim: Cinema Paradiso é um dos seus filmes preferidos.

A proposta de levar o cinema “aonde o povo está” foi o que motivou a inscrição do projeto de um cineclube com sede em São Tiago, sua cidade natal, em um programa do Ministério da Cultura, que ambiciona implantar salas de cinema pelo interior do país.

A formação em Filosofia e a especialização em Filosofia Clínica, ambas na UFSJ, deram substrato à paixão pela imagem como elemento de fruição estética e de transformação social, via resgate de identidades culturais. A matrícula recente no Curso de Comunicação viabilizou o desejo de tornar-se uma documentarista glauberiana, daquelas que trabalhariam bem com uma câmera (digital) na mão e uma ideia (aglutinadora) na cabeça (revolucionária).

MARIANA FERNANDES, autora do projeto Cine Mais Cultura de São Tiago, quer resgatar o ritual do cinema, aquele que motiva as pessoas a saírem de casa para assistir a uma história projetada numa tela. Mas, para se habilitar à concorrência nacional que enfrentou, classificando-se em terceiro lugar na disputa estadual, escreveu: “A importância do projeto Cine Mais Cultura para São Tiago e região é a viabilização do acesso democrático da comunidade a recursos e a exibições audiovisuais nacionais e estrangeiros, o que promoverá ações de formação e informação visando à interiorização da cultura e do lazer e a consequente erradicação do alto índice de violência e alcoolismo entre os jovens da região. O projeto também é importante no que se refere ao fortalecimento, por meio do registro audiovisual, de expressões culturais comunitárias enfraquecidas, tais como a Folia de Reis em Mercês de Água Limpa, festas religiosas de Semana Santa e das comunidades quilombolas do povoado de São Pedro da Carapuça e Içara, entre outras.”

Com apoio da Prefeitura Municipal e da Focest, ONG local, o projeto de Mariana terá como sede uma sala de aproximadamente cem lugares, cedida pelo Rotary Clube. O financiamento governamental, com duração de dois anos, se traduz em cursos de capacitação dos proponentes e no repasse de equipamentos de projeção móveis, em formato digital, e de acervo cinematográfico.

Mariana esteve em Belo Horizonte, no final de maio, para o primeiro desses encontros, que contou com a presença de vários cineastas mineiros e de gestores do Ministério da Cultura.

Público:

A estreia do Cine Mais Cultura de São Tiago está agendada para julho. A programação está definida, mas não fechada. Mariana ainda não decidiu qual filme abrirá essa sessão histórica. Por contrato, 60% da sala deve ser ocupada por filmes nacionais que constam da lista de oferta do Mais Cultura, cujos direitos de exibição foram cedidos pelos diretores.

Há uma oferta de intercâmbio com a Cinemateca Francesa que tem feito nossa gestora quebrar a cabeça na montagem da programação. E também os filmes infantis, as animações, os clássicos, os debates, as oficinas, que palestrantes convidar, a itinerância, os relatórios, os registros para seu documentário...

Enfim, Mariana optou por tematizar as sessões dos domingos para assim atender à diversidade de seu público que, em certos lugares, ainda está para ser formado. A programação abre, no primeiro domingo de cada mês, com a Sessão Criança, à qual se seguirá a Sessão Livre, com início logo após o término da missa e exibição de filmes nacionais mais recentes. No segundo domingo, o Túnel do Tempo traz de volta os clássicos, principalmente, para o público da Terceira Idade. À noite, sessão para adultos, com filmes de temática contemporânea.

No terceiro domingo, sessão temática vai apresentar um filme que será debatido com professores ou especialistas no tema. Encerrando o mês, o Cine Itinerante vai percorrer comunidades da região, nas quais vivem pessoas, “nem tão idosas assim”, que nunca viram um filme numa tela de cinema.

A enriquecer essa comovente experiência do cinema comunitário, o Cinema Café com Biscoito vai invadir a Praça da Matriz de São Tiago em alguns domingos especiais, exibindo curtas, animés e documentários para quem estiver passando. De manhã, oficinas estão planejadas para o primeiro e terceiro domingos. Afinal, Mariana vai precisar de assistentes, cenógrafos, produtores, atores...

Publicada em 21/06/2010
Fonte: ASCOM

Comentários

Visitas