Pular para o conteúdo principal
Todos falam mal de todos

Rosângela Rossi
Psicoterapeuta e Filósofa Clínica
Juiz de Fora/MG


Por que todos falam mal de todos? Esta é uma pergunta que não cala.

Constantemente me perguntam com ansiedade se falar do outro é instintivo ou aprendido. Fico num beco sem saída, pois a cada dia mais compreendo que não existe resposta certa ou verdadeira. As questões têm vários ângulos e normalmente pegamos um só ângulo, o tomamos como um todo, o reduzindo a uma reposta, nos arvorando de uma saber poder equivocado.

Quem pergunta quer uma resposta. No caso desta pergunta a coisa fica mais feia, pois o mal estar de se perceber no centro do julgamento do outro é profundamente incomodativo. Falar do outro é fácil, mas se sentir alvo de crítica é muito ruim.

Vamos pegar uma vertente psicológica e refleti-la filosoficamente. Começando co uma dúvida: - Por que o outro nos incomoda a ponto de falarmos mal dele? Projeção da sombra? Inveja? Competição? E muito mais questões subjetivas.

Que temos uma sombra fica difícil negar. Ela está presente e não tem como livrarmos dela facilmente, a não ser acendendo a luz da consciência. Compreender nossa sombra já é um bom início de caminhada para não falarmos mal dos outros. Mas, quem consegue ver os próprios defeitos e deficiências com honestidade? Falar mal do outro, muitas vezes, pode ser uma forma de fugir de si mesmo.

Muitas vezes olhamos para o outro e o admiramos. Porém, não damos conta em saber que ele é mais ok que eu. A inveja toma conta e assim, no minuto seguinte o criticamos para colocá-lo no mesmo nível não ok que me encontro. A fofoca começa aqui.

Ao falar mal dos outros, muitas mentiras são inventadas, muitos julgamentos levam para cruz inocentes. Os espelhos são ampliados no jogo de complexos e repressões. A relação de poder está montada no palanque da vida dos insatisfeitos.

Consciência não rima com fofoca. Luz apaga a sombra. Verdade desfaz a mentira. Liberdade não combina com escravidão.

Tudo para responder que o falar mal dos outros é antes de tudo o falar mal de si mesmo, porque é de dentro de quem fala mal que sai o mal. Assim mal é quem fala mal, o resto é pura invenção de quem não tem o que fazer.

Comentários

Visitas