Pular para o conteúdo principal
Quantos anos você tem?

Beto Colombo
Filósofo Clínico
Criciúma/SC


Então eu pergunto. Quantos anos você tem? E a resposta provavelmente será calculada baseada na data de nascimento. Eu nasci em 63, logo tenho 47 anos.

E racionalmente quantos anos você tem? Não podemos nos enganar e achar que nossa idade depende só do dinamismo físico, ignorar nosso intelecto. Algumas pessoas quando tem razão atropelam as outras, passam em cima, estraçalham emocionalmente o outro. Já vi muitos motoristas bater de frente por estar na preferencial.

E emocionalmente quantos anos você tem? Conheço o filho de um grande amigo que tem idade cronológica de 23 anos que é seu grande conselheiro nas suas relações amorosas.

E se eu perguntar ainda sobre a idade de seus pré-juízos, ou seja, verdades de coisas que não vivemos ou não podemos provar, porém são nossas verdades. Qual idade você responderá? Ah! A avó de minha mãe já dizia “homem nenhum presta”, ou seja, no tópico pré-juízos essa pessoa já tem idade de 150 anos.

Há um filme que eu gosto muito e recomendo, chama-se Uma Lição de Amor, de 2001. O filme trata de uma história onde o Sam Dawson dá abrigo para uma mulher sem teto e eles se envolvem, ela engravida e no hospital abandona Sam e a filha. O problema é que Sam, no tópico raciocínio, tem idade de sete anos, mas cria sua filha Lucy.

Com o tempo, a menina ultrapassa a idade de raciocínio do pai e o Ministério Público e a assistência social decidem que é hora de a menina ir para um orfanato para ser adotada. E no processo de defesa de Sam, muito bem feito pela advogada, fica clara a idade emocional de Sam e surpreendentemente a idade racional.

Alguns homens e algumas mulheres bem sucedidos em suas carreiras profissionais têm seus raciocínios bem estruturados, mas emocionalmente não passam de uma criança de 12 anos. Isso vale também para o raciocínio e para os pré-juízos.

A boa notícia é que não há nada de errado ter idades diferentes em cada tópico e às vezes é isso que dá o molho numa relação como na música de Bob Dilam Just Like a Woman (Como uma Mulher). A música fala que ela faz amor como uma mulher, mas se despedaça como uma garotinha e é isso que ele mais gosta nela, é o que mantém aquela misteriosa relação.

A idade que temos em cada um dos tópicos é decorrência de uma história de vida e tem uma função dentro dela.

Se isso não está atrapalhando nossas relações não há necessidade de mexer. Agora, se trabalharmos isso vai nos transformar em melhores maridos, melhores esposas, melhores profissionais, então procure ajuda, há profissionais preparados para isso. Não tente forçar a barra, isso pode causar feridas profundas.

No filme Uma Lição de Amor, Lucy, a filha, admirava tanto seu pai que resolveu também ficar com idade racional de sete anos e isso passou a atrapalhar sua vida, na escola, com amigos...

Na literatura temos alguns escritores que viam o mundo com olhos de crianças de 10, 12 anos. Monteiro Lobato, Fernando Pessoa e muitos outros e nem por isso deixaram de ter seu espaço no planeta. Pelo contrário, foi exatamente isso que os transformou em grandes escritores.

E você, quantos anos tem?

Comentários

Visitas