Pular para o conteúdo principal
Ser feliz é muito fácil

Sandra Veroneze
Filósofa Clínica
Porto Alegre-RS


Vivemos uma época em que, para ser feliz, é muito fácil.

Partindo da premissa de que existem momentos e episódios pontuais na vida de cada um que podem ser uma usina de alegria (promoção no trabalho, casamento, nascimento do filho, viagem, etc), e que existem situações mais ‘permanentes’ (como trabalhar naquilo que gosta, ter uma renda compatível para o estilo de vida que se aprecia, um relacionamento afetivo conforme sua própria natureza e recíproco...) podemos dar uma atenção especial, no caso das anteriores ainda estarem em processo de construção, aos pequenos prazeres cotidianos.

Para quem gosta de música, por exemplo, é muito fácil: liga o rádio, escolhe um cd, puxa um arquivo específico no mp3, e tantas outras possibilidades, como os vídeos no youtube. Até não muitas décadas atrás, se alguém quisesse ouvir música (e como faz bem pra alma), precisava pegar uma viola e tocar e cantar, sem a facilidade de não invadir o espaço do vizinho, hoje ofertada pelos fones de ouvido.

Se você gosta de passear, também é muito fácil: quem tiver carro ou moto ou bicicleta, basta erguer-se e sair. Quem não dispõe dessas facilidades, pode usar o telefone e chamar um táxi, ou pegar uma lotação, ou pegar um ônibus, ou até mesmo sair a pé. Antigamente, ver a namorada, ir para o trabalho, dependendo do trajeto, se fazia no lombo de um cavalo ou de uma carroça!

Quem aprecia comer, muito fácil: se quiser algo rápido pode descongelar algo comprado pré pronto, ou chamar uma tele entrega, ou ainda ir até a lancheria ou o restaurante da esquina. Já pensou na época em que todo processo ficava na sua mão? Matar o bichinho (me perdoem os vegetarianos), plantar o milho, pescar e limpar o peixe, etc, etc, etc?

Estudar, que é outra fonte de prazer e felicidade pra tanta gente, está a um toque da mão. Para cursos formais existem centenas de opções para todos os níveis de aprofundamento, e pra quem prefere a via autodidata basta ligar o computador e ir navegando...

Já experimentou digitar no “Santo Google de todo dia’ a expressão ‘curso online gratuito’? É um enormidade de opções que aparece... É muito fácil estudar hoje em dia. Até pouco tempo atrás era opção pra quem tinha muito dinheiro ou se dispusesse a se internar em colégio de freiras ou de padres...

Os exemplos são diversos e existem centenas ou milhares de opções que são pequenas fontes diárias de prazer e satisfação. Conhecer-se um pouquinho e ter um mínimo de boa vontade e desprendimento é chave.

Comentários

Visitas