Pular para o conteúdo principal
Comunicado e convite:

Devido ao feriado de 12 de outubro, nosso Encontro de Filosofia Clínica e Educação ocorrerá no dia 20, quinta-feira, 19:30, discutindo a temática: Thomas Kuhn e os paradigmas em educação, com coordenação do Filósofo Clínico César Mendes da Costa.

Tema:
Thomas Kuhn e os paradigmas em educação.

A produção filosófica de Kuhn teve início em seu trabalho docente. Enquanto preparava as aulas para um curso sobre filosofia aristotélica, ele percebeu que existia uma diferença entre Aristóteles e Newton, no que se refere à concepção de movimento.

Aprofundando sua pesquisa, desenvolveu o conceito de incomensurabilidade para demonstrar que uma concepção não conduz a outra, mas, ao contrário, há descontinuidade histórica entre elas, demarcando a constituição de um paradigma.

Sendo um paradigma, segundo ele, aquilo que os membros de uma comunidade científica compartilham, podemos afirmar que professores atuam segundo um paradigma educacional? Caso afirmativo, qual o paradigma educacional atual? Tal paradigma é partilhado com os alunos?

Ou haveria incomensurabilidade de paradigmas entre as concepções de alunos e professores? Quais as implicações destas questões na prática docente e nos processos de aprendizagem dos educandos? De que maneira a filosofia clínica pode contribuir na reflexão acerca dos paradigmas educacionais em sua relação com a prática docente?

São questões que abordaremos em nosso Encontro de Filosofia Clínica e Educação no mês de outubro.
Dia 20 de outubro - quinta-feira
Horário: 19:30
Local: Instituto Interseção - Rua Martinico Prado, 26 cj. 25 (próximo à estação Santa Cecília do metrô)em São Paulo/SP.

Entrada Franca!

Coordenação.

Comentários

Visitas