Pular para o conteúdo principal
Um copo de leite e duas vidas

Pe. Flávio Sobreiro
Filósofo Clínico, Poeta
Cambuí/MG



Há histórias que podem mudar nossa maneira de pensar e olhar para a vida. Não sei se a história que vou lhes contar é verdadeira ou não. Mas de uma coisa eu sei: ela pode modificar seu modo de ver o mundo. Ela pode tornar você uma pessoa mais agradecida.

Havia um menino muito pobre. Vendia doces para ajudar a família. Muitas pessoas fingiam que ele não existia. De fato, milhões são os invisíveis de nossa sociedade. Você se lembra de alguém que fingiu não existir?

Certa manhã fria, este mesmo menino bateu à porta de uma casa, na qual morava uma moça muito pobre, porém o coração da mesma era de uma solidariedade imensa. Ao se deparar com aquele menino de olhar triste e trajes humildes, seu coração foi tocado de uma ternura e compaixão sem limites. Ela disse a ele que não possuía um centavo naquele dia, o que de fato era verdade.

No entanto ela o convidou para adentrar em sua humilde casa e lhe ofereceu um copo de leite quente. Aquele menino bebeu o copo de leite agradecido e foi embora.
Os anos passaram... Esta jovem moça envelheceu e um dia seu coração começou a apresentar sérias complicações. Um dia já quase sem vida foi levada ao hospital. Uma cirurgia de emergência se fazia necessária e urgente.

Quando o médico que iria fazer a cirurgia chegou e viu aquela senhora agonizante e já quase sem vida a reconheceu. Era a mesma moça que uma vez lhe havia oferecido um copo de leite quente.

Após a cirurgia e já no quarto, aquela senhora acordou e viu um envelope branco em cima da mesinha ao lado de sua cama. Pensou ela que seria a conta. Abriu o envelope, e lá estava escrito: “Não se preocupe com a conta da cirurgia, ela já foi paga há muito tempo com um copo de leite quente”.

Esta simples e profunda história nos recorda a gratuidade que devemos ter em nossa vida. Ser agradecido é muito mais que uma necessidade humana, é um dom. Vivemos em um mundo em que as pessoas acabam se esquecendo das pequenas gentilezas. Quantas vezes somos mal agradecidos. Muitos recebem tanto e agradecem tão pouco...
Olhar para o outro como pessoa é uma dádiva de amor. O bem que fazemos ao próximo, é o bem que fazemos a nós mesmos.

Está foi a história de um menino, uma moça e um copo de leite. E qual é a sua história?

Comentários

Visitas