Pular para o conteúdo principal
Até se chegar ao amor

Rosângela Rossi
Psicoterapeuta, Filósofa Clínica
Juiz de Fora/MG


A jornada de encontro com o amor, que é nossa natureza, é longa e requer um trabalho consciente. Pensamos que amor surge assim, de repente, e toma conta da gente! Seria bem bom se fosse mesmo assim. Mas, para deixar fluir o amor que habita nossa alma, haja trabalho!

Assustado com esta minha fala? Pois é... Aprendemos bem diferente disto e vamos nos iludindo esperando o milagre do amor romântico. Que por não chegar vai nos frustrando. O caminho é longo até abrir a porta do Castelo da Alma e encontrar o bendito amor. Quando no caminho encontramos alguém que nos encanta, não acontece amor a primeira vista, mas Enamoramento.

Enamorar é ver de vislumbre a projeção da nossa propria alma. O outro, por ter algumas coisas igual a mim, se torna espelho. Incrível! O outro nos fascina. Vemos nele tudo de bom, bonito e perfeito. Nesta hora, não temos olhos para mais nada. O mundo fica cor de rosa. Os sinos tocam, as estrelas e a lua se transformam em poesia. E nos Apaixonamos! Paixão Alegre. Desejo de possuir o outro. Vem os carinhos doces, o sexo gostoso, o paraíso na terra. Tudo fica vermelho como fogo que aquece o corpo e a alma. Ficamos cegos.

Depois de um bom tempo de muito prazer surge uma encruzilhada nesta jornada de vida compartilhada. Por um lado a estrada curta da Paixão Triste. Por outro a estrada longa que leva ao Amor. Chapeuzinho vermelho se viu nesta condição de escolher. Na estrada da paixão triste o outro vira lobo mau. O ciúme, a desconfiança, o medo de perder o outro, a insegurança, o controle, a possessividade tomam conta. E feliz morte lenta do que foi tão bom! Caminho curto para apagar um sonho encantado. Lágrimas, sofrimento e dor.

Muitos ,então dizem, que amor é dor. A longa estrada que leva ao lago sereno do Amor tem como guia a velha vovó sábia e a coruja Sophia. Aprendemos que o outro é o outro. Que temos qualidades e defeitos. Não esperamos nada do outro. Ele é como é. Compartilhamos nossas alegrias e tristezas. A compreensão é a lei. Aprendemos que o amor se renova a cada amanhecer.

Chegar até o lindo lago do amor requer reflexão e um pensar bem, pensar com coração. Como perceberam, até chegar ao amor... Haja caminhar! Engano pensar que tudo são flores nesta jornada de herói. Muito trabalho consciente é preciso. Só depois somos presenteados com o amor autêntico, que nada tem de romântico.

Nesta hora, sim, podemos viver um belo romance, criar a poesia sublime e descansar ao lado do outro tão diferente de nós. O lago do Castelo da Alma, em sua serenidade, convida ao amor e amar em sua tripla possibilidade: amor erótico, amor philia e amor ágape. Aos amantes, Afrodite dá a mão a Dioniso e leva ao jardim do amor erótico. Aos amigos, Mercúrio convida à biblioteca da vida e ensina o segredo da convivência e amor amigo. Aos espiritualistas, Héstia acende a lareira, propõe a meditação e a vivência do amor ágape. Até o amor chegar nos resta apenas sair das ilusões e se deixar levar pelis caminhos que a vida dá.

Comentários

Visitas