Pular para o conteúdo principal
Somos outros a cada doze anos

Beto Colombo
Empresário, Filósofo Clínico, Coordenador da Filosofia Clínica na UNESC
Criciuma/SC


Como é sábia a natureza. Na verdade, é perfeita, é natural! E como, no geral, somos irracionais em relação a mudanças? Poderíamos aprender também isso com ela.

Mesmo tendo consciência que a mudança é necessária, a maioria das pessoas resiste e luta para manter seu status quo, sua rotina, e quando não consegue, fica irritada, aborrecida e muitas vezes adoece.

Algumas pessoas sabem que a novidade reduz o tédio, mas no íntimo preferem o passado. Estão acostumadas, custam a deixar a zona de conforto e vivem num eterno tédio.

Mudar, teórica ou superficialmente, muitos falam. Mas a mudança que transforma hábitos e rotinas é profundamente perturbadora. Afinal de contas, uma coisa é mudar, outra é transformar; aquela provavelmente fica somente na mente, e esta passa por toda a estrutura do ser, inclusive pelo coração e transforma-se em ação.

O ser humano transforma-se da ponta da unha a ponta do cabelo a cada 12 anos. Às vezes sabemos ser necessária a mudança, porém relutamos tanto em nos transformarmos em quem realmente precisamos ser e preferimos seguir num script, numa expectativa talvez que outros têm da gente?

Diz a sabedoria popular que o gato, criatura de hábitos, adora o conforto do que lhe é familiar. Altere as suas rotinas, perturbe o seu espaço e ele ficará intratável e psicótico. Acalme-o respeitando seu ritual. Se a mudança for necessária, engane-o mantendo vivo o cheiro do passado, coloque o objeto com que ele esteja familiarizado em locais estratégicos.

Tenho aprendido que transformar-se dá um trabalho danado e resistimos a isso porque somos preguiçosos. Falta-nos vontade, só inteligência não basta. Agora, se você concluiu que precisa mudar, mas não está conseguindo, lembre-se que ninguém chega a um resultado diferente fazendo as coisas do mesmo jeito.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre transformação?

Comentários

Visitas