Pular para o conteúdo principal
Cambalhotas do mundo

Patrícia Rossi
Psicoterapeuta, Filosofa Clínica
Juiz de Fora/MG


Hoje eu não vim falar de moda. Nem vim falar de maquiagem, nem de sapato, nem bolsa, nem creme, nem vestido. Hoje eu quero falar de gente. Quero falar de sentimentos, de corpos, de almas, de encontros e desencontros.

Já pararam pra pensar em como o mundo não dá apenas voltas, mas dá cambalhotas? E o mais curioso, com todos nós dentro dele? Pois é, pois é! Embaralha tudo que estava quieto, em seu devido (será?) lugar, no seu canto, do seu jeito, na sua quietude. Ele vem, e como um tsunami ou um furacão, arranca tudo do lugar, mistura, reorganiza, bagunça, e leva as coisas e pessoas não se sabe pra onde, e te põe de frente com não se sabe o que, ou quem.

E no começo você chora a falta do seu lugar, do seu espaço como era, das suas coisinhas ali inertes, e se assusta com aquela imensidão de incertezas, de coisas belas e feias que você jamais poderia imaginar se tivesse continuado quieto no seu canto… mas o tempo passa… e você começa a esquecer um pouco da dor, ou resolve deixá-la de lado, e não doi mais tanto.

Na verdade é bom estar tudo de pernas pro ar, porque agora você pode colocar ordem na casa, organizar como bem lhe entender, com pessoas que você quer ou não, e conhecer pessoas novas, e coisas novas, e lugares nunca antes imaginados. Precisou de um desvio da natureza pra te fazer bagunçar a cabeleira e mudar tudo. E a dor vira euforia, força, garra, vontade renovada.

Você quer tudo ao mesmo tempo, quer engolir o mundo, quer conhecer mais e mais… mais pessoas, mais lugares, mais coisas, porque você finalmente viu que havia mais coisa fora da caverna escura que você vivia. E ao mesmo tempo quer quietude, quando isso lhe convier. Você pode decidir… E surgem novos amigos, novas conversas, novos assuntos, novas viagens, novos lugares, novos sabores, novos amores…. e novos sapatos, novas bolsas, novos cremes, novos vestidos… e tudo volta a ser como antes…? Não! Passa a ser muito, muito melhor.

E de repente você está onde jamais pensou estar, mas sabe de uma coisa? Você está feliz! E agradece o universo por ter dado cambalhotas no mundo e colocado as coisas nos seus devidos lugares…. ou não. A escolha agora é sua.

Comentários

Visitas