Pular para o conteúdo principal
Fragmentos filosóficos delirantes XCII*


"Um poema não tem moral; a obra de arte não tem moral. Não ensina qualquer lição específica, nem dá qualquer conselho específico."

"O mesmo poema é lido por várias pessoas, e cada uma delas faz dele o "seu" poema."

"As relações internas que o tornam belo para quem o vê precisam ser descobertas e, de certa forma, atribuídas pelo admirador."

"(...) a história é feita por fanáticos. As pessoas de mentalidade aberta e generosa fazem ciência, poesia ou outra arte produzida pela imaginação. Mas é preciso decidir, quem quer fazer história deve ser como Stalin e Hitler."

"(...) a obra de arte nos ensina não só o que é agir como se fôssemos outra pessoa, mas também o que é ser outra pessoa."

"A obra de arte é essencialmente uma proposição incompleta, que nos é apresentada para que com ela possamos construir nossa própria generalização."

"Na verdade, há muitas razões para dizer que o poder de manipular imagens em situações hipotéticas é uma forma de magia."

"Muitos pensadores da Renascença acreditavam que a imaginação era essencialmente mágica."

"(...) o produto de toda atividade humana, científica ou artística, é um artefato. A natureza da criação humana consiste em criar coisas que trazem a marca da sua fabricação."

"Um edifício 'horizontal' não está preso a um único ângulo de visão; precisa assim guiar nossa atenção pelo modo como organiza os detalhes."

*Jacob Bronowski


Comentários

Visitas