Pular para o conteúdo principal
Por que Filosofia?*

Por que Filosofia? Essa pergunta surgiu de uma outra indagação: por que Bergson? Porque me apaixonei... Foi a resposta para a segunda. Daí comecei a pensar na primeira: por que Filosofia? Bem, poderia dar a mesma resposta: porque me apaixonei. Porém, apaixonei-me porque encantei-me e acredito que seja assim com as outras carreiras também. Por que Biologia? Por que Física? Por que Matemática, Engenharia, Artes Plásticas? Podem dizer: quero aprender isso ou aquilo, mas na verdade nunca é pelo fato empírico de descobrir algo. Na verdade, acredito eu, é sempre pela paixão. O coração fala mais alto!

Já que o coração manda, podemos desobedecer? Pois dependendo da área que escolhemos, sempre nos perguntam: como vai ganhar dinheiro? Na verdade não pensamos nisso quando escolhemos nossas carreiras. Mais tarde vemos se foi ou não uma boa escolha (na maioria doa casos não é). Penso que não desobedecemos; às vezes adiamos, mas acabamos voltando e seguindo nosso coração. Na verdade nos encantamos com alguma coisa dentro da carreira que o coração escolhe para nós!

É a paixão que nos move e são as paixões que fazem com que sigamos tais ou tais caminhos! Não podemos fugir! Somos românticos em última instância! A vida tem seus mistérios, assim como nossa mente e nossos sentimentos.

Por isso acredito que nossas emoções e sentimentos estão sempre nos guiando. Quando somos excessivamente racionais, não estamos sendo totalmente nós, porque se a razão está na luz, algo está na sombra. Esse algo são nossos sentimentos e emoções.

Respondi a primeira pergunta? Não sei... Mas creio que me dei uma pista da resposta. Acho que na verdade nunca saberei qual será a resposta. Talvez não haja uma resposta! Mas continuarei investigando, pois meu impulso filosófico me compele a tal busca.

*Vinícius Gomes de Fontes
Filósofo, estudante de filosofia clínica
Rio de Janeiro/RJ

Comentários

Visitas