Pular para o conteúdo principal
O Som do Universo*



O céu tem um som? Mas qual é o som do céu? Não sabemos... Mas sabemos, desde Platão, que vivemos de música! O Universo é musical e a musicalidade do Universo precisa ser sentida! Peguei-me pensando nisso porque é fato na minha vida que eu vivo com a cabeça embotada em música! Ao longo de um dia são pelo menos três músicas distintas a entoarem na minha cabeça. Umas repetem mais do que outras. Talvez porque, naquele dia, tenham mais significado e por isso parecem chicletes.

Não sei ao certo quantos filósofos falam sobre a musica do Universo, mas sei que há! Meu filósofo preferido é Bergson e ele utiliza muito o exemplo de uma melodia para exemplificar o fluxo contínuo do tempo real: a Duração. Ele diz que a melodia nos carrega! E, pensando nisso, digo que música não é só letra, mas principalmente melodia e harmonia.

Acho que procuro isso: melodia e harmonia pra minha vida. Talvez por isso seja tão musical! Esse Universo que nos cerca e do qual fazemos parte é totalmente musical! Harmônico e melódico! Só precisamos nos deixar levar pela sua música! Bergson diz que somos passantes levados a dançar.

A música transcende a tudo e a todos; ela nos faz feliz, pois quem canta seus males espanta (já dizia o poeta) e quem dança se solta e se sente leve, flutuante no Universo! Música é a expressão da alma! Ela aproxima e faz revolução! Será que a própria revolução que a Terra faz já não é música? Vai saber...! O que importa é que a música é mística, é entediante, é apaixonante e é o som do Universo!

*Vinicius Fontes
Professor, estudante de filosofia clínica
Rio de Janeiro/RJ

Comentários

Visitas