Pular para o conteúdo principal
Do que você tem se alimentado?

Querido leitor, do que você tem se alimentado? Vamos fazer um daqueles exercícios imagéticos: uma pessoa conhecida sua, com um daqueles empregos modernos, bancário, escriturário ou outro emprego que não exija tanto esforço físico, ok? Imaginou?

Agora vamos juntos descrever o dia desse colega: no café da manhã ele se alimenta de bacon com ovos mexidos, suco de laranja com bastante açúcar, depois café com leite integral e bolo de chocolate. Às 10 horas, no lanche da manhã, ele opta por um big mac com coca-cola; no almoço, caipirinha para abrir o apetite, feijoada com bastante sal acompanhada de cerveja e, de sobremesa, pudim de leite com calda de chocolate. No lanche da tarde um X-Egg com refrigerante e à noite joelho de porco com costeletas fritas e de sobremesa banana Split; na ceia, um mousse de chocolate com pudim de leite. Exagerei?

Pois é isso que algumas pessoas têm nutrido sua mente dia a dia, mês a mês ano após ano.

Na música preferem Lacraia, Eguinha Pocotó, Na Boquinha da Garrafa, Segura o Tcham, Arocha... Na televisão, gostam daqueles noticiários policiais que falam de sequestros, mortes, Big Brother Brasil...

Na política preferem ouvir somente sobre políticos corruptos e adversários mostrando apenas o lado ruim da política.

Nas novelas preferem ver o início onde tem sempre o maldoso aprontando para a mocinha; assim como no Jornal Nacional, gostam apenas de ver o início onde tudo é catástrofe. Já notaram que tanto no Jornal Nacional quanto nas novelas o bom vem somente no final? Isso para não falar dos programas sensacionalistas.

Do que sua mente tem se alimentado nas rodas de conversas com amigos? De frutas da estação, saladas frescas ou ecos dos programas e dos noticiários que também seus amigos viram ou ouviram?
O que você tem lido ultimamente? Facebook? Jornais e revista que apenas falam de situações sem saídas?

Tenho conversado com algumas pessoas que caíram nessa armadilha social, estão cativos e ficam repetindo dia a dia, mês a mês, ano a ano, colando um dia ao outro com os mesmos vícios. Participam de rodas de conversas onde só se fala coisa ruim e que ele detesta, mas não consegue fazer diferente e aí vem o mau humor, o stress, para não falar de outros problemas da sociedade moderna.

Eu e tu sabemos que nosso amigo lá do começo do artigo provavelmente em dez anos estará com veias entupidas, obeso, com problemas de pressão alta, diabetes, etc.

No corpo é fácil enxergar nossos problemas, o espelho mostra, os exames mostram. E com nossos pensamentos não é diferente, alguns de nós também estão se tornando obesos de abstrações, mas o espelho não mostra.

Preste atenção no seu humor, no seu índice de stress, no seu comportamento com pessoas queridas, isso pode estar relacionado com a nutrição de seus pensamentos. Do que você tem se alimentado?

Lembre-se que isso é assim para mim hoje.

*Beto Colombo
Empresário, Filósofo Clínico, Coordenador da Filosofia Clínica na UNESC
Criciúma/SC

Comentários

Visitas