Pular para o conteúdo principal

Filosofia: eu quero uma pra viver!*











“Por que Filosofia?” Foi, é e sempre será a pergunta cabal para um filósofo ou pretendente a esse cargo que os alunos ou pessoas em geral irão fazer para nós filósofos e aspirantes.

A resposta é complicada dada a complexidade do problema envolto nessa pequena e simples interrogação. Mas aqui tento responder à minha maneira, com uma analogia que exporei mais adiante e que, no momento, cabe apenas concepção (de um professor que realmente conseguiu, com a frase adiante, resumir um sentimento): “não é você que escolhe a Filosofia e sim ela que te escolhe” – professor James de Filosofia Geral Problemas Metafísicos IV da UERJ.

Bem, vamos à minha analogia: sabe quando você olha uma moça ou rapaz e pensa: “um dia ficarei com ela(e)”? Você assim o faz porque de alguma forma aquela pessoa lhe interessou e sentiu-se atraído(a) por aquele monumento de pessoa – não no sentido corporal, carnal ou não. Pois é! Isso foi o que aconteceu comigo em relação à Filosofia: olhei-a e ela me olhou; trocamos aqueles olhares por algum tempo e quando me vi interessado por aquela coisa tão bonita, complexa e instigante pensei: “por quê não? Por que não te conhecer melhor?” Então exclamei: “um dia ‘ficarei’ contigo!”

Não acredito em amor à primeira vista, entre pessoas, mas nesse caso não posso ser hipócrita e dizer que não porque foi. Entre duas pessoas, acredito em tesão, interesse ou qualquer outra coisa ou sentimento que não amor. No caso particular que estou expondo, foi amor à primeira vista entre uma coisa – personificada através da analogia – e uma pessoa – eu.

Voltemos à frase do professor para melhor entender a explanação até o momento: “não é você que escolhe a Filosofia e sim ela que te escolhe”. E mias uma vez recorremos à analogia. Pense que aquela(e) moça/rapaz nem espere que você se aproxime, ela(e) vai a você e diz que quer ficar contigo. Nossa...! O calor sobe pelo corpo e você pensa: “não acredito que oi interesse é mútuo e eu nem precisei chegar!”

É isso que acontece com a Filosofia. Ela chega até você sem que você perceba ou entenda e quando se dá por si, já está ela ao seu lado, acima, abaixo, ou seja, te envolvendo por todos os lados! A esse fenômeno, o mesmo James referiu-se como “vento de bruxa”. É aquele que passa por você e te prende, você não tem como escapar dele.

Comigo aconteceu exatamente isso! O “vento de bruxa” passou por mim e me pegou de um jeito que hoje não tenho fugir desse tufão; estou no olho do furacão e a cada dia que passa me coloco mais a fundo nesse mistério que é a Filosofia. Paixão? Acho que é mais que isso... Talvez realmente possa ser amor. Ela me escolheu e eu sou muito grato por essa escolha, por isso pretendo honrar com o compromisso de levá-la ao extremo e a todos que a quiserem ter como companheira, nem que seja como admiradora apenas.

*Vinícius Gomes de Fontes
Filósofo, estudante de Filosofia Clínica
Rio de Janeiro/RJ

Comentários

Visitas