Pular para o conteúdo principal

Aberto a Sugestões*










Cada um é um em sua individualidade e singularidade! Essa máxima tem que nos nortear para que possamos entender o outro e aprendermos a lidar com a individualidade! Imagine você se é fácil conseguir isso? Eu digo que não é. Porém, é urgente! 

A humanidade padece de uma doença cada vez mais contagiosa que é o velamento do próprio ser humano! Reclusos em nossos casulos, cada um de nós temos nossos próprios pontos de vista, porém não aceitamos compartilhá-lo com as alteridades.

As alteridades são extremamente importantes na construção de nossa representação da realidade! Nunca vemos coisas iguais! E são as diferenças que nos fazem conhecer as coisas. Não sei se estou viajando, mas acredito que enquanto não soubermos compartilhar nossas experiências, a humanidade não irá muito longe... Triste fim esse! Pobre de nós... Mas não adianta reclamar! Mãos à obra homens! Vamos construir um mundo melhor para nossos filhos e netos! Respeitando as diferenças e as individualidades!

Se acredito nisso? É claro! Senão não estaria gastando meu latim e meus dedos pra escrever esse pequeno “manifesto”! Abrir-nos à singularidade da alteridade, é dar-nos uma chance de viver mais intensamente a troca de ideias e a construção compartilhada de novos pensamentos e mundos! 

Se isso é possível na imaginação, por que não o é na realidade? Acho que é pelo fato de estarmos na nossa clausura... Saiamos dela! Deixemos a vida nos mostrar tudo de bom que ela tem pra nos oferecer! Quem sabe não nos tornemos mais filósofos? Seria um sonho...!

*Vinícius Fontes
Filósofo, estudante de filosofia clínica
Rio de Janeiro/RJ

Comentários

Visitas