Pular para o conteúdo principal

Significados*



Minha estranha mania de significar!
Olhei para dentro da minha bolsa e vi minha sapatilha. Pensei em retirá-la, mas de repente percebi que não queria. Pensei e pensei. Ora! Por que deixar minha sapatilha de dança dentro da minha bolsa? De minha alma surgiu a resposta, profunda e significativa. 

Eu acredito na sorte que essa sapatilha me traz e quão bem me tem feito, depois de anos, voltar a dançar. Parece que se eu retirá-la da minha bolsa do dia a dia, minha vida não estará tão plena como sinto quando danço! Então, depois de muito me questionar, resolvi deixá-la na bolsa, junto com meus pertences mais íntimos e indispensáveis para os meus longos dias.
Loucura? Fanatismo? Paixão? Fé?
Não! Nada disso! Amor...

Sim, amor pela arte do movimento que completa minha vida dando sentido a vários sentimentos escondidos e sufocados por anos. Libertação! Coragem de seguir em frente mesmo que tenham muitos que digam que o que faço e sinto é outra utopia. Será que minha estrutura de pensamento conseguiria suportar as pressões de cada dia sem um pouco da tal utopia?

Minha representação de mundo é tão coloridamente otimista, cheia de encantos, mesmo tendo sofrido muitos desencantos. Tenho fé na minha sapatilha, na minha vida, na arte que sempre me resgata das profundezas das minhas tristezas. Quem poderia entender? Quem poderia julgar? Quem poderia viver tudo o que vivi e dizer que não se portaria da mesma forma diante da vida? Somente eu.

Decidi que não vou retirar da bolsa a sapatilha da sorte. Decidi deixá-la até quando eu precisar dela para um novo ensaio, para que ela cumpra seu papel existencial que é de me proteger os pés. Sim! Estranho pode parecer, entretanto, de agora em diante minha sapatilha irá acompanhar-me.

E quando eu estiver meio perdida em algumas ideias complexas que são características da minha estrutura de pensamento me apegarei fervorosamente em minhas sapatilhas e lembrarei dos primeiros passos do meu retorno àquilo que me tem feito ser novamente contente, a dança!!!

*Vanessa Ribeiro
Filósofa, matemática, atriz, dançarina, estudante de filosofia clínica
Petrópolis/RJ

Comentários

Visitas