Pular para o conteúdo principal

A invenção da palavra*


                                                         
"Eu vejo o mundo através de minhas palavras"
                      Carlos Nejar

Em nossa área de atuação: a Filosofia Clínica - não a medicina do ato médico, onde os robôs (mecânicos) e demais tecnologias, com propriedade, vão substituindo os 'outros' (de carne e osso) recém saídos da produção em série da fábrica acadêmica - é comum o acolhimento, compreensão e procedimentos adequados ao ser incomum..

A textura dos dias sugere a conjugação desse andarilho com o devir das quimeras para desler o mundo. Sua mal_dicção consiste em ser reconhecível para, logo após, refugiar-se na ilegibilidade dos novos apontamentos. Seu viés, inicialmente palavra desconhecida, afronta a sintaxe comum. Escolhe surgir à deriva dos consensos

Um teor assim mencionado, antes de permitir algum deciframento, rascunha-se num dizer impregnado de meias-verdades, subterfúgios, errâncias discursivas. Quando chega a ter definição já é saber mumificado.

Existe um lugar irreconhecível a espera de alguma tradução, talvez a linguagem que transborda o dizer consiga descrever-se. A referência indireta reverencia à vida em estado nascente. Sua verdade possui os próprios rituais para se mostrar.

No discurso pessoal existem territórios muito íntimos à espera de tradução. Seu refúgio é o abandono dos sem nome. Sua antevisão retórica poderia expandir ou modificar a realidade, não fora a - loucura normalizadora - a tentar - apressadamente - cooptar as falas de origem desconhecida. Os inéditos, assim dispostos, parecem escolher quando, de que forma e à quem se mostrar.

O desenvolvimento do papel cuidador com as vontades e representações da singularidade, integram a Filosofia Clínica numa atenção diferenciada ao território sagrado, irrepetível em cada um. Uma aptidão para sentir a alma dos relatos busca acolher essa fonte de inspiração. A invenção da palavra esboça a interseção da antítese com seu renascimento em poesia.

A expressão caricatura ensaia seus delírios criativos em traços de alguma objetividade. Assim reivindica um jeito próprio para dispor suas verdades. Sugere afrontar a premissa de ser no início apenas o verbo. Quiçá conversação com os rituais da natureza de um ser que é não sendo.

*Hélio Strassburger

Comentários

Visitas