Pular para o conteúdo principal

Penso que sempre penso em pensamentos*


Coisas incríveis acontecem na minha cabeça. Sonho coisas que não fazem nenhum sentido, penso em tudo e penso em nada; penso em como pode surgir o pensamento e penso que penso demais. 

Penso que poderia ser um escritor por pensar em muitas coisas, mas penso que posso apenas pôr em textos meus pensamentos. Penso estar fazendo isso ao escrever em uma página de rede social. Tenho até amigos que curtem meus pensamentos! Isso é bom! Ou é apenas mais um pensamento?

Coisas realmente extraordinárias acontecem no meu espírito. Penso que se olhar para dentro, encontrarei as respostas. Ou me encherei de mais pensamentos? Penso ter ouvido de algum pensador que não são as respostas que nos movem, mas perguntas. 

Se esse pensamento é correto, pergunto aonde meus pensamentos vão me levar, pois até agora continuo pensando e não cheguei à conclusão alguma. Porém pensar me faz vivo. É uma evidência realmente clara e distinta, portanto, indubitável do meu ser que pensa pensar em algum pensamento.

Ficar com as dúvidas é realmente bom e instruidor? Penso que talvez seja, porém penso que não me levarão a lugar algum. Mas meu espírito é o espírito de alguém que pensa e o pensamento faz parte do meu próprio ser (ou o é). 

Na verdade penso que seja meu próprio ser essa coisa pensante: sou pensamento em essência e meu caminho existencial é continuar pensando sem chegar a lugar nenhum, afinal por que chegar a algum lugar ao invés de somente pensar? 

*Vinicius Fontes
Filósofo, estudante de filosofia clínica
Rio de Janeiro/RJ

Comentários

Visitas