Pular para o conteúdo principal

Ambientes Criativos*


Querido leitor, que você esteja em paz. Nossa reflexão de hoje aqui no Café com Mistura é sobre ambientes criativos. Esta experiência ocorreu em nossa viagem de estudo que fiz à Grécia em 2009 com um grupo de filósofos clínicos de todo o Brasil. 

Depois de um dia nos aprofundando no filósofo grego Sócrates e nos prováveis motivos de sua morte, subimos na cobertura do Hotel Titânia, no centro de Atenas.

Sentamos à mesa no restaurante com um bom tinto nas taças. No céu, um luar “sob encomenda” e uma vista deslumbrante para a Acrópole toda iluminada. Um visual inesquecível.

Envolto aquele clima, o filosofar acontecia em torno do que será que atraía tanta gente para Atenas há 500 a.C. Aqueles questionamentos nos faziam refletir e também filosofar por horas naquele ambiente de Jardins de Oliveiras onde tudo refletia história.

Trazendo essa reflexão para hoje, poderíamos fazer a seguinte pergunta: Como explicar a existência de tantos arquitetos, filósofos, escultores e escritores na Atenas de Péricles? E por que houve tantos pintores, escultores, arquitetos, historiadores e poetas, todos juntos, na Florença dos Médicis? Por que viveram tantos físicos, filósofos, escritores, pintores, designers, arquitetos e músicos, de novo, todos ao mesmo tempo, na Viena de Klimt e de Musil?

Uma resposta definitiva provavelmente não exista, porém, podemos sim afirmar que ambientes criativos atraem pessoas criativas e essas pessoas criativas acabam criando lugares ímpares na nossa geografia e na nossa história. Em muitos casos, os ambientes externos influenciam pessoas, mas o inverso também pode ser dito, que pessoas podem influenciar os ambientes externos.

Tenho percebido ultimamente que algumas pessoas plantam cactos e querem colher uvas. Algumas pessoas querem atrair beija-flores e esquecem de plantar flores. Outras gostariam de atrair peixes coloridos e envenenam as águas.

Mais uma pergunta que cabe para esse tempo de mundo acelerado que estamos vivendo. Que ambientes estamos criando para atrair bons fluídos, que tipo de pessoas queremos atrair para perto de nós? Que mundo estamos deixando para aqueles que virão?

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

*Beto Colombo
Empresário, Administrador de empresas, Filósofo Clínico, Coordenador da Filosofia Clínica na UNESC
Criciúma/SC

Comentários

Visitas