Pular para o conteúdo principal

Sobre flores e anjos*


Estava eu com meus botões, fazendo umas pesquisas de trabalho na internet, quando de repente me veio uma avalanche de pensamentos e uma imagem específica veio a minha mente. Como uma flor pode as vezes brotar no meio do caos? 

Parei pra pensar sobre ela. Como é interessante o fato de mesmo depois de um turbilhão de acontecimentos, e parecer que se está no meio de furação ainda assim um flor linda consegue sobreviver a todos os fatos e aparecer lá, linda, singela, colorida, cheia de vida onde só há destruição.

Ela ignora tudo ao seu redor e não se importante onde está ou quem está ao seu lado ela simplesmente é o que sabe ser: linda, cheirosa, alegre. Não deixa abalar sua essência mesmo quando tudo parece estar de cabeça pra baixo. Ela simplesmente vive, da forma que sabe, da maneira que dá. E isso tudo me fez refletir.

Tem momentos na vida da gente que parece que um caminhão desgovernado veio e resolveu nos atropelar e deixar tudo de cabeça pra baixo, mais bagunçado impossível. Ele parece que vem com toda força, desgovernado, sem se importar pra onde se está indo, de onde está vindo, nem se você tem pressa pra chegar.

Ele aparece, te atropela, e você precisa enfrentar e lidar com as consequências. Esses momentos são delicados, daqueles que você faz uma reflexão sobre o que realmente vale a pena na vida. Momento de descartar o lixo e passar a viver do essencial, o que realmente importa. Destravar as amarras, abandonar velhos estigmas e aprender novos dogmas.

Abrir mão de amigos que na verdade sugavam sua alma, e você nem sequer podia contar com eles, apesar de se desdobrar em mil para atendê-los quando precisavam de você. Momento de cuidar do corpo já que a alma está dilacerada e em processo de mudança.

Buscar um novo estilo de vida já que o antigo já ficou em frangalho e você não tem muita alternativa a não ser mudar. Buscar novos rumos profissionais, pensar fora da caixa, ir ao encontro do que você verdadeiraMENTE gosta, mesmo não sabendo certo a direção que se deve tomar pra chegar lá. É um momento de parar, refletir, pensar, reorganizar.

E surpreendentemente quando menos se espera aparece um ar fresco e leve, que te mantém vívido e sorridente durante toda essa jornada. Brisa que te faz lembrar que existe muito mais lá fora do que o caos. Que por trás daquele entulho toda onde a flor conseguiu surgir lindamente, ainda existe um mundo colorido e cheio de vida te esperando. Brisa em forma de anjo, e anjo em forma de brisa. E ainda tem aqueles que não acreditam em anjo. Eu acredito. Anjo em forma de gente. E você?

*Patrícia Rossi
Psicóloga, gestora de recursos humanos, filósofa clínica
Juiz de Fora/MG

Comentários

Visitas