Pular para o conteúdo principal

Clarividências*



Existem eventos onde é possível antever o que ainda não é sendo. Em uma lógica a priori, nem sempre cabível nalguma racionalidade das evidências concretas, atua como uma premonição ou mediação sem palavras. Seu teor de caráter difuso possui algo mais a superar o aqui_agora conhecido. Um futuro imperfeito se antecipa ao que deveria ser.  

Seu teor de anúncio esparrama-se com os termos agendados no intelecto. Esse rumor clarividente costuma desorganizar o chão existencial onde a vida mecânica se desenrola. Uma série de indícios vão surgindo na visão inesperada de algo irreconhecível. Perplexidade diante de um amanhã_agora_passando.

A maior parte desses acontecimentos se dá na interseção entre o sujeito, suas circunstâncias existenciais e o instante fugaz. Assim a epistemologia se parece com um microscópio ao contrário. Sua tez se aproxima de algo a preencher uma lacuna, até então, imperceptível de ser lacuna. A atenção busca significar essa distorção na forma de pressentimento.  

Nessa matriz subjetiva é possível encontrar rastros de por vir. Aquilo que ainda vai chegar pode se insinuar em sonho, pensamento, intuição, delírio. Numa operação de risco, esses pretextos de consciência alterada escolhem a singularidade capaz de acolhê-los.

Ao mencionar essas nuances a natureza parece ter um dialeto próprio. Essa lógica fora de si pode emancipar esteticidades desconsideradas. No entanto, quando for plenamente visível ao olhar das palavras bem resolvidas, já será outra coisa.  

Assim pode-se arriscar uma intuição preliminar sobre essa percepção. Um lugar de encontro de saber e não saber. Nessa conversação de essência ainda sem existência, parece avistar-se uma inacreditável mescla do futuro aqui_agora. Seu sentir inaugura uma quase verdade, um pouco antes de ter visibilidade.

 O evento clarividência não cabe numa ótica habitual. Sua anormalidade se hospeda no silencio das coisas esquecidas. Talvez sua maior ameaça seja a capacidade de rasurar fronteiras, desajustar certezas, apontar regiões desconhecidas.    

*Hélio Strassburger  

Comentários

Visitas