Pular para o conteúdo principal

Mito de Narciso*


Sempre me fascinaram estes mitos de homens que desobedeciam aos deuses Ah, eram muito corajosos!!!.... Muitas vezes , para nós, já nos é difícil desobedecer professores, chefes, papai ou mamãe....

Um deles, o mito de Narciso.

Narciso, "aquele que não deveria se ver". Condenado pelos deuses a não poder se olhar a si mesmo. Deveria evitar espelhos e reflexos na água. O que poderia revelar o reflexo de si mesmo a Narciso? O que revela o reflexo meu sobre mim mesmo? Verdades.... Mentiras... Ilusões.... Autenticidades....

Um belo dia a sede venceu Narciso. Para matar a sede viu a si mesmo refletido no espelho das águas. Enamorou-se de si mesmo. Encantou-se com a sua ´própria imagem... Amor nenhum, nem ninfa nenhuma mais o sensibilizariam.

Diz ainda o mito que a ninfa "Eco" enamorou-se de Narciso. E por ele foi desprezada. Como consequência emudeceu e foi destinada a viver nos penhascos. Apenas repetindo o eco das palavras pronunciadas pelos vales. Narciso simplesmente desapareceu a beira do riacho.

Ah, homens corajosos! E deuses cruéis , muitas vezes... Deixa estar....
Ver-se a si mesmo mereceria tal punição? Quem somos afinal? Quem é este, diante de mim, dentro do espelho?

Fosse eu Narciso, tentaria ludibriar os deuses. Atirar-me-ia n'água para quebrar o espelho... Ou beberia toda a água do riacho.... Ah, Narciso, avise a Zeus que eu continuarei me olhando em todos os reflexos meus.... para me conhecer melhor....

*José Mayer
Filósofo, Estudante de Filosofia Clínica
Porto Alegre/RS

Comentários

Visitas