Pular para o conteúdo principal

O mito de Sísifo*


Enigmático. Sísifo, condenado pelos deuses a rolar, infinitamente, uma pedra montanha acima. Que lhe escapava, sempre, antes da chegada ao topo. E ao fim e a cabo de tudo sentindo-se feliz. E, por que não?

Sísifo. A pedra. A montanha. E sua tarefa. Mas existia também o bosque ao pé da montanha....
A vida. Suas lidas. Suas repetições. Suas rotinas. E os seus encantos.... e desencantos.

Pois é. A filosofia fala-nos da vida. Nasce com a vida. Cresce com a vida. Expande-se com a vida. Filosofia e vida andam de mão dadas. Ou deveriam....
Que seria de uma filosofia sem ligação com a vida?. Palavra morta. De significados vazios. Grito, sem eco....

Seria a tarefa de Sísifo necessariamente uma condenação? Teria que haver alguma chegada , afinal? Algum início de caminhada? Não existiria apenas o caminho e o caminhar...?

Ah, a vida e o nosso viver! E a construção da nossa caminhada. A vida que necessita ser vivida. Nunca em estagnada resignação. Nem incurável tristeza. Nem melancólica monotonia.

Por momentos há que rolar a pedra montanha acima. Rotinas e repetições, algumas, são inevitáveis. E às vezes vitais. Se algumas coisas necessitam ser feitas, que ainda assim, sejam feitas com bem-querer, bondade. E com amor.

A montanha nunca ´e a mesma. Nem nós somos os mesmos a cada repetição. Novidades e surpresas se acrescentam a cada instante. E se chegássemos ao topo da montanha. Definitivamente. Como ponto final de nossa caminhada?

Deixa a pedra rolar. Pode haver beleza na pedra que nos escapa. No lindo bosque. Ao pé da montanha. Com árvores e riachos. Com flores. E pomares. E amores. Demoremo-nos um pouco mais no bosque....

Em dias seguintes retomaremos nosso percurso. E rolando, e rolando. A pedra e as pedrinhas. A montanha. E o bosque que nos espera. E quando sobrarem forças e
e significados que se comungam por que não uma ajuda com a pedrinha do meu igual ao meu lado...

Sabe de uma coisa... ? Deixa a pedra rolar...!

*José Mayer
Filósofo. Estudante de Filosofia Clínica
Porto Alegre/RS

Comentários

Visitas