Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*



"Os criadores são banidos da vida do povo e se vêem apenas tolerados, como curiosidades marginais. Como ornamentos de adorno e extravagâncias, alheias à vida."

"O mundo do espírito se transforma em cultura, em cuja criação e conservação o indivíduo procura, ao mesmo tempo, aperfeiçoar-se a si mesmo."

"O presente é precisamente o que, no acontecer, desaparece."

"Questões filosóficas, porém, jamais poderão ser, em princípio, resolvidas no sentido de as podermos, algum dia, extinguir."

"Rússia e América, consideradas metafisicamente, são ambas a mesma coisa: a mesma fúria sem consolo, da técnica desenfreada e da organização sem fundamento do homem normal." 

"A filosofia situa-se num domínio e num plano da existência espiritual inteiramente diverso. Na mesma dimensão da filosofia e de seu modo de pensar situa-se apenas a poesia."

"Em razão dessa superioridade o poeta fala sempre, como se o ente se exprimisse e fosse interpelado pela vez primeira. No poetar do poeta, como no pensar do filósofo de tal sorte se instaura um mundo, que qualquer coisa, seja uma árvore, uma montanha, uma casa, o chilrear de um pássaro, perde toda monotonia e vulgaridade."

"Toda forma essencial do espírito é sempre ambígua. Quanto mais for incomparável com qualquer outra coisa, tanto maior será o índice de sua incompreensão."

*Martim Heidegger in "Introdução à metafísica". Ed. Tempo brasileiro. RJ. 1999  

Comentários

Visitas