Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"A imaginação inventa mais que coisas e dramas; inventa vida nova, inventa mente nova; abre olhos que têm novos tipos de visão. Verá se tiver 'visões'. Terá visões se se educar com devaneios antes de educar-se com experiências, se as experiências vierem depois como provas de seus devaneios."

"A vida real caminha melhor se lhe dermos suas justas férias de irrealidade."

"A filosofia de Schopenhauer mostrou que a contemplação estética apazigua por um instante a infelicidade do homem ao desprendê-lo do drama da vontade."

"Quando um poeta vive seu sonho e suas criações poéticas, ele realiza essa unidade natural. Parece então que a natureza contemplada ajuda à contemplação, que ela já contém meios de contemplação."

"É preciso que a íris do olho tenha uma bela cor para que as belas cores entrem em sua pupila. Sem um olho azul, como ver realmente o céu azul ? Sem u olho negro, como contemplar a noite ?"

"Ora, em poesia dinâmica, as coisas não são o que são, são o que se tornam. Tornam-se, nas imagens, o que se tornam em nossos devaneio, em nossas intermináveis fantasias."

"Um instante de sonho contém uma alma inteira."

"Os mitólogos amadores algumas vezes são úteis. Trabalham de boa fé na zona de primeira racionalização. Deixam pois inexplicado o que 'explicam', porquanto a razão não explica os sonhos. Também classificam e sistematizam um tanto depressa as fábulas."

"Os sonhos que viveram numa alma continuam a viver em suas obras."

"Quando se aprende a falar, como diz Tristan Tzara, 'uma nuvem de rios impetuosos enche a boca árida.'"

"É imitando que se inventa. Acreditamos seguir o real e o traduzimos humanamente."

"Onde está nosso primeiro sofrimento ? É que hesitamos em dizer... Ele nasceu nas horas em que acumulamos em nós coisas caladas. O regato vos ensinará a falar ainda assim, apesar das dores e das lembranças, ele vos ensinará a euforia pelo eufuísmo, a energia pelo poema. Ele vos repetirá, a cada instante, alguma palavra bela e redonda que rola sobre as pedras."

*Gaston Bachelard in "A água e os sonhos". Ed. Martins Fontes. SP. 2002. 

Comentários

Visitas