Pular para o conteúdo principal

A palavra reminiscência*


As narrativas da historicidade, ao reviver antigas memórias, atualizam uma retórica das evidências. Assim é possível a reinvenção pessoal na própria história. Sua matéria-prima, ao mesclar-se com os dias de hoje, é capaz de novas interseções na estrutura de pensamento. Essa intencionalidade discursiva emancipa periferias de si mesma.

Ao rememorar eventos, esses já são outros eventos. As novas ideias e vivências, ainda na perspectiva subjetiva, podem modificar a malha intelectiva. Esse movimento permite a contemplação e qualificação do ser singular na alternância dos endereços existenciais.

É comum que as antigas referências de lugar, tempo e circunstância apresentem, ao olhar de agora, um território de estranheza, o qual, ao transbordar, traduz-se como ressignificação. A reapresentação dos dados da memória atualiza o discurso pessoal para sobreviver.

A aptidão de rememorar, ao transportar e modificar suas representações, esboça uma estética para decifrar incógnitas. Sua ativação pelos relatos revividos na história de vida qualifica uma nostalgia para acordar o que dormia ou adormecer o que acordava.

O universo da subjetividade aprecia essa dialética, por onde se aventura nos territórios de sua singularidade. A palavra reminiscência acolhe e desenvolve múltiplas conjugações pessoais. Nesse sentido, os eventos do passado podem adquirir novas conformações existenciais.

Seu teor como chão de possibilidades amplia a medida de todas as coisas em cada um. Nele, os ensaios permitem entrever realidades, favorecer a exploração de improváveis territórios, conceder uma estética transformadora.

A arte da reminiscência é uma confidência muito íntima, que se realiza no discurso da clínica. Um ponto de encontro do fato histórico com sua releitura pela intencionalidade. Atividade compartilhada para revisitar atualizando aquilo até então desmerecido.

*Hélio Strassburger in “A palavra fora de si – Anotações de Filosofia Clínica e Linguagem”. Ed. Multifoco/RJ.

Comentários

Visitas