Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"É Surpreendente como, quando meus pacientes e eu estamos em sintonia, nossas redes neurais parecem fazer contato num nível que não posso descrever com palavras"

"(...) qualquer experiência produz uma alteração em sua mente"

"(...) a psicoterapia modifica, de início, as conexões funcionais entre os neurônios, para depois converter essas transformações funcionais em mudanças na estrutura concreta do próprio córtex cerebral"

"Não posso pressupor que minhas ideias sejam prova definitiva de algo sobre Ted, embora muitos terapeutas caiam nessa armadilha; minhas associações são minhas próprias pistas pessoais, guardando talvez uma relação tanto com minhas experiências e personalidade quanto com as de Ted. Somente as associações dele constituem dados legítimos que podem me ajudar a definir o que contêm suas redes"

"(...) o cérebro humano, possui mecanismos biológicos que torna possível alterar as conexões entre os neurônios. Mostrarei por que acredito que a psicoterapia, literalmente, modifica a estrutura do cérebro e, assim fazendo, altera o modo de interligação dos sentimos e ideias na mente"

"Trabalhando com Alice em psicoterapia, tenho de visualizar o mapa em ziguezague de sua mente e explorar sua ilha da 'Terra do Nunca' na sua companhia"  

"Como uma boa mãe, tenho de ser capaz de amar meus pacientes como são agora, imaginando futuros plenos de possibilidades para eles e, no entanto, respeitando as escolhas que fizerem. Embora por algum tempo eu tenha imaginado Alice descendo da montanha, é possível que, depois de uma psicoterapia bem-sucedida, ela opte por ali viver para sempre"

*Susan C. Vaughan in "A cura pela fala - a ciência por trás da psicoterapia". Ed. Objetiva. RJ. 1998.

Comentários

Visitas