Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"(...) o homem experimentado é sempre o mais radicalmente não dogmático, que, precisamente por ter feito tantas experiências e aprendido graças a tanta experiência, está particularmente capacitado para voltar a fazer experiências e delas aprender"

"(...) o homem compreensivo não sabe nem julga a partir de um simples estar postado frente ao outro de modo que não é afetado, mas a partir de uma pertença específica que o une com o outro, de modo que é afetado com ele e pensa com ele"

"(...) o horizonte do presente está num processo de constante formação, na medida em que estamos obrigados a põe à prova constantemente todos os nossos preconceitos"

"A essência da pergunta é a de abrir e manter abertas possibilidades"

"O verdadeiro objeto histórico não é um objeto mas é a unidade de um e de outro, uma relação na qual permanece tanto a realidade da história como a realidade do compreender histórico"

"Quando se ouve alguém ou quando se empreende uma leitura, não é necessário que se esqueçam todas as opiniões prévias sobre seu conteúdo e todas as opiniões próprias. O que se exige é simplesmente a abertura à opinião do outro ou à do texto"

"O mundo da vida se encontra num movimento de constante relativização da validez"

"(...) o ato da compreensão é a realização re-construtiva de uma produção"

"A compreensão é, pois, uma re-produção referida à produção original, um reconhecer do conhecido (Boeckh), uma pós-construção, que parte do momento vivo da concepção, da decisão germinal como o ponto de organização da composição"  

*Hans-Georg Gadamer in "Verdade e método - Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica". Ed. Vozes. Petrópolis/RJ. 1997.

Comentários

Visitas