"(...) os amigos da humanidade e da perfectibilidade que acreditam que o ser humano almeja a felicidade e a vantagem, quando na verdade ele também anseia por sofrimento, essa única fonte de conhecimento, e não deseja o palácio de cristal e o formigueiro da perfeição social, jamais abrindo mão da destruição e do caos"
"Finalmente, há ainda coisas que o homem tem vergonha de revelar a si mesmo, e cada indivíduo vai colecionando uma quantidade bastante grande dessas coisas. Sim, podemos até dizer que, quanto mais correta for uma pessoa, maior será o número dessas coisas"
"(...) certas conquistas da alma e do conhecimento não podem existir sem a doença, a loucura, o crime intelectual"
"(...) a obra do gênio doente, elevando, prosseguindo, transformando, legando-a para a cultura que não vive apenas do pão ordinário da saúde"
"(...) aquilo que resulta da doença é mais importante e estimulante para a vida e sua evolução do que qualquer normalidade aprovada do ponto de vista médico"
"A vida não é suave com as pessoas, e podemos dizer que ela prefere mil vezes a doença criativa, doença que doa genialidade, doença que enfrentará os obstáculos a cavalo, saltando de rocha em rocha com audaz embriaguez, à saúde que anda a pé"
"A natureza não oferece paz, simplicidade, univocidade; ela é o elemento da interrogação, da contradição, da negação, da dúvida ampla"
"Na esfera de Lessing, nós nos acostumamos a relativizar as coisas, a humanizar o conceito de verdade, e nos habituamos à ideia de que os critérios do que é verdadeiro residem menos na verdade defendida do que naquele que a defende"
"(...) Ibsen e Wagner (...) ambos eram magos nórdicos, velhos e maliciosos feiticeiros, mestres de todas as artimanhas da insinuação e da fascinação de uma arte diabólica, tão engenhosa quanto sutil, grandiosa na organização do efeito, no culto ao mínimo, em todas as ambiguidades e em todos os símbolos, na celebração da intuição, na poetização do intelecto"
*Thomas Mann in "O escritor e sua missão". Ed. Zahar. RJ. 2011.
**Na foto: Albert Einstein e Thomas Mann.
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