Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Era vital e necessário levar uma vida ordenada e racional como contrapeso à singularidade do meu mundo interior"

"Estamos longe de ter liquidado a Idade Média, a Antiguidade, o primitivismo e de ter respondido às exigências de nossa psique a respeito deles"

"Tanto nossa alma como nosso corpo são compostos de elementos que já existiam na linhagem dos antepassados. O 'novo' na alma individual é uma recombinação, variável ao infinito, de componentes extremamente antigos"

"Nietzsche perdeu o solo debaixo dos pés porque nada mais possuía senão o mundo interior de seus pensamentos - mundo que o possuiu muito mais do que Nietzsche a ele"

"(...) Dessa forma deparava com processos psíquicos de natureza surpreendente; eu os registrava e classificava sem a menor compreensão de seus conteúdos que, uma vez rotulados como 'patológicos', pareciam suficientemente caracterizados"

"(...) sempre constatei que os leigos que se ocuparam de psicoterapia durante anos, e que passaram, eles próprios, por uma análise, têm conhecimentos e eficácia. Por outro lado, raros médicos praticam a psicoterapia. A profissão exige uma formação muito longa e profunda e uma cultura geral que pouquíssimos possuem" 

"Cada caso exige uma terapia diferente. Quando um médico me diz que 'obedece' estritamente a este ou àquele 'método', duvido de seus resultados terapêuticos"

"Em muitos casos psiquiátricos, o doente tem uma história que não é contada e que, em geral, ninguém conhece. Para mim, a verdadeira terapia só começa depois de examinada a história pessoal"

*Carl Gustav Jung in "Memórias, sonhos, reflexões". Ed. Nova Fronteira. RJ. 2006. 

Comentários

Visitas