Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"A palavra 'filosofia' fala agora através do grego. A palavra grega é, enquanto palavra grega, um caminho. De um lado, esse caminho se estende diante de nós, pois a palavra já foi proferida há muito tempo. De outro lado, ele já se estende atrás de nós, pois ouvimos e pronunciamos esta palavra desde os primórdios de nossa civilização. Desta maneira, a palavra grega philosophia é um caminho sobre o qual estamos a caminho"

"(...) facilmente se pode apontar para o fato de que a filosofia mesma e a maneira como ela concebe sua essência passou por várias transformações, nos dois milênios que seguiram o estagirita. Quem ousaria negá-lo ? Mas não podemos passar por alto o fato de a filosofia de Aristóteles a Nietzsche permanecer a mesma, precisamente na base destas transformações e através delas. Pois as transformações são a garantia para o parentesco no mesmo"

"O espanto é, enquanto páthos, a arché da filosofia"

"O espanto carrega a filosofia e impera em seu interior"

"(...) se nos voltarmos pensando para o já pensado, seremos convocados para o que ainda está para ser pensado"

"Nossas línguas ocidentais são de maneiras sempre diversas, línguas do pensamento metafísico. (...) estas línguas garantem outras possibilidades de dizer e isto significa ao mesmo tempo possibilidades do não-dizer que diz"

"Entretanto, cada um deles é um outro, ele mesmo, contudo, para si mesmo o mesmo"

*Martin Heidegger in "Que é isto - a filosofia ?" Ed. Vozes. Petrópolis/RJ. 2006.

Comentários

Visitas