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Convite: A Filósofa Clínica Nathalia Regina P. Alberto, participa como conferencista na IX Semana de Filosofia da Faculdade Católica em Juiz de Fora. Seu tema: "Filosofia Clínica - Um olhar na contemporaneidade" O evento acontece hoje (07/10) a partir das 19:30hs na Católica em Juiz de Fora. Av. Barão do Rio Branco, 4516. Fone: 32.3239-8600. Atenciosamente, Coordenação.
Sistema e singularidade Miguel Angelo Caruzo Filósofo Clínico Teresópolis-RJ Nossas ciências tanto humanas quanto exatas tendem a buscar constantemente uma explicação clara, objetiva, precisa e universal para questões humanas. Em ambas a universalização a partir de dados são fundamentais. Na contramão desses sistemas, se encontra a Filosofia Clinica. E esta tem como ferramenta de estudo a tábua de modos e submodos, e como finalidade, o estudo da singularidade. A própria filosofia, principalmente com Aristóteles e Hegel, buscou intuir uma sistematização dentro da qual o ser humano poderia estar contemplado nessa totalidade. Enquanto objeto do pensamento filosófico, esses arcabouços sistemáticos são de alta relevância para a compreensão da realidade. E as demais formas de ciência são muito proveitosas, inclusive para o desenvolvimento da humanidade. No entanto, quando se trata de trabalhar o homem, ou melhor, de auxiliá-lo em suas dificuldades existenciais, muito raramente qual
Uma questão de nome Lúcio Packter Pensador da Filosofia Clínica Velho. Ultimamente tornou-se feio em muitos lugares dizermos “velho”. Dizer velho, não se diz mais em muitos lugares. Velho é muito antigo, é coisa que está no fim. Velho lembra Idade Média, Chevette, enceradeira, escadaria, tudo velho. Velho é errado dizer. Porque velho lembra que é velho. Nos aeroportos eles pedem que passem à frente as mulheres com as crianças e os passageiros da “melhor idade”. Melhor Idade não é velho, melhor idade é alguém que está no mundo há mais tempo e que agora usufrui bons restaurantes, livraria Cultura, ponte aérea, gente que já viveu o suficiente para se aposentar e que está na melhor idade agora. Socialmente, quando de vez em quando trocamos um termo gasto e incômodo por outro adequado a uma renovação qualquer, um dos elementos que podem acompanhar é exatamente a impressão de que o conteúdo também se modificou de alguma forma. Portador de Deficiência Especial é diferente de ser
Estática Idalina Krause Filósofa Clínica Porto Alegre/RS Almejam inventar a roda Ela já existe Não conseguem ver o óbvio O que fazer com o que gira
Sob a lua de Positano Rosangela Rossi Psicoterapeuta e Filósofa Clínica Da Itália A poesia esta solta no ar. Todos os deuses descerem do Olimpo para celebrar a vida nesta Costa Malfitana no outono que se aproxima. A lua refletida no mar se faz admirada pelas casas presas as montanhas. Parece que Urano se hospedou no litoral trazendo as estrelas para enfeitar o chao. Sua filha Afrodite navega sob a concha guiada pelas bacantes. Dioniso aplaude tomando o mais delicioso vinho. Eta vida boa e bela! Chronos dorme e Kairos cochila. A pausa aquieta minha alma em festa. A razão observa aprovando a musica da emoção. E a lua no céu brilha. Meu coração tranqüilo e feliz perpassa a ultima semana. Netuno na Fontana de Trevi doma os dois cavalos para não perder a festa. Na Praça Navona, Bernini deu vida aos rios Nilo, Danúbio... Na Capela Sistina Miguelangelo pintou os últimos traços no teto e Rafael assisteu ao dialogo de Platão e Aristóteles na Academia de Atenas pintando o afresco com
Quem são os verdadeiros artistas? Ildo Meyer Médico e Filósofo Clínico Porto Alegre/RS Cada vez que o circo chegava à cidade era uma festa. Esperava a semana inteira pelo domingo para ver os palhaços, trapezistas, mágicos. Lembro até hoje da lona suja e rasgada, das cadeiras e arquibancadas de madeira, da serragem misturada com o barro do chão, do cheiro do leão, do urso, dos macacos... Vibrava e achava sensacional quando anunciavam o domador espanhol Antonio Sanchez, o equilibrista chinês William Wu e a dançarina francesa Margot Delamour, verdadeiros artistas que colocavam a cabeça dentro da boca do leão, andavam em cordas nas alturas, tudo meio improvisado, sem grande segurança, mas com um fascínio impressionante. Hoje o circo mudou. A referência é o Cirque Du Soleil, onde espetáculos são realizados em teatros com poltronas luxuosas, artistas internacionais mascarados e sem identificação, ausência de animais, ingressos pouco acessíveis à população de baixa renda e ten
Antropocentrismo Beto Colombo Filósofo Clínico Criciúma/SC Você já deve ter visto na internet vídeos mostrando igrejas de Meteora, na Grécia, a estação de Ski Aguille Du Midi na França e outros monumentos espalhados pelo planeta. São palácios, templos construídos estrategicamente em locais altos, no topo, no “top of mind”. E o que isso tem a ver com Antropocentrismo? Antropocentrismo vem do grego Anthropos + Kentron, ou seja “humano” + “centro”. Conceitualmente, pode-se dizer que aqui se considera que a humanidade deve permanecer no centro dos entendimentos dos humanos, ou então, que o universo deve ser avaliado de acordo com sua relação com o homem. Resumindo: O homem no centro das atenções. Sabe-se que o termo Antropocentrismo vem do renascimento em contraposição ao suposto Teocentrismo da idade média. A transição da cultura medieval à moderna é frequentemente vista como passagem de uma perspectiva filosófica e cultural centrada em Deus a outra centrada no homem, com algum
*Alquimias "Já lhe disse que os novos videntes acreditam que os nossos sentidos são capazes de detectar qualquer coisa. Acreditam nisso porque vêem que a posição do ponto de aglutinação é o que dita o que nossos sentidos percebem. Se o ponto de aglutinação alinha emanações no interior do casulo em uma posição diferente da normal, os sentidos humanos percebem de maneiras inconcebíveis." Carlos Castañeda. Originais formas insinuam-se por entre as perspectivas do olhar. Vislumbres no esboço entrelinhas do querer-dizer contido na imagem. Interrogação reflexiva das intencionalidades em descobrir os dialetos da semiose visual. Inexplicáveis contextos podem constituir-se a partir da admiração ingênua dessas arquiteturas do mundo. Revelação em novas cores na simbologia mediadora dos pontos de vista. Esses refúgios apreciam a exótica alegoria das figurações, para, com elas, desnudar expressões de raridade. Manifestação das texturas na indecisão tênue de incontáveis significad

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