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Limitação e possibilidade Miguel Angelo Caruzo Filósofo Clínico Teresópolis-RJ "Com as grandes obras, os sentimentos profundos significam sempre mais do que têm consciência de dizer." (Albert Camus) Não se trata de inconsciente. O assunto aqui é o reconhecimento da limitação humana. Camus postula que o mundo é um absurdo. Este se dá com a incompatibilidade da razão em querer compreender a ordem e o todo do mundo, com o mundo e sua impossibilidade de ser completamente abarcado pela razão. Um filósofo clínico compartilha da limitação com que o filósofo do absurdo postula. Mas, essa concordância é referente à pessoa humana. Dado que esta não pode ser totalmente abarcada pela razão. O partilhante é um mundo a ser desvelado. Não mais em sua totalidade, mas no que for possível para auxiliá-la em sua existência. Há ausência de verdade absoluta, talvez uma das afirmativas mais polêmicas da Filosofia Clínica. Há representação singular do mundo, mesmo que à primeira vista
Além do contexto Idalina Krause Filósofa Clínica Porto Alegre/RS Como dizer o que minha boca cala! Um caminho entre flores imagino Olhos a triscar horizontes Um riacho ao longe canta entre pedras Lágrimas secas em mais um sol poente Uma estrela aparece, iluminando uma grinalda de hera Sobre tua cabeça paira a alegria dos bons dias Em teus sonhos brincas Fantasias inexatas da paixão pela vida Seja entre saltos de amarelinha Livre a correr pelos campos Deixe se levar ao acaso In-certeza de encontros Um lume faísca em teu sono tranqüilo Teu coração bate lá e cá Uma borboleta pousa em tua janela Desperta o sol te traz mais um dia!
A FILOSOFIA CLÍNICA PARA NÃO-FILÓSOFOS CLÍNICOS* Gustavo Bertoche Filósofo Clínico Rio de Janeiro/RJ O que é a Filosofia Clínica? A resposta geralmente adotada pelos filósofos clínicos é: “a Filosofia Clínica é a filosofia acadêmica aplicada à terapia”. Esta resposta é boa. E não é. É uma boa resposta porque é exatamente isso que a Filosofia Clínica faz: aplica a filosofia da tradição ocidental, a filosofia acadêmica, à terapia. Por outro lado, é uma resposta abrangente demais. Afinal, o conjunto da “filosofia acadêmica” tem uma quantidade muito grande de elementos, que podem ser tão diferentes entre si quanto podem ser diferentes variadas espécies de, digamos, frutas. Por essa razão, a afirmação de que “a Filosofia Clínica é a filosofia acadêmica aplicada à terapia” é inútil. Aos olhos do leigo – e mesmo de muitos estudiosos – a filosofia é um emaranhado de teorias contraditórias, quando não bizarras; parece que qualquer coisa pode ser filosofia, e que filosofia pode
Convite: Acontece no próximo final de semana em Nova Veneza/SC o IX Encontro Sulbrasileiro de Filosofia Clínica. Uma programação belíssima e sob a responsabilidade do Instituto Sulcatarinense de Filosofia Clínica, com sede em Criciúma/SC. Uma oportunidade singular para se saber mais sobre o tema e conhecer os estudos e práticas da área. Inscrição e programação completa no site: www.filosofiaclinicasc.com.br Sejam bem vindos! Coordenação
Música Sônia C. Prazeres Filósofa Clínica São Paulo/SP Confusos devaneios e uma pauta Traçam caligrafia com a chuva fina Vão rabiscando na neblina densa As notas delicadas de uma melodia. E aquela música que não toco Desenha-se no ar aos olhos tontos Como do olhar, espelho irrefletido A pauta linda dos teus encantos. Guardo silêncio e ele desmerece Trazendo a música de outro tempo Resta um dilúvio que me entorpece Insiste a melodia e o desalento E aquele peito que não toco As luzes do olhar que eu mais queria Fazem miragem d’água no deserto Nas horas que ainda acenam alegria.
De volta ao corpo Rosângela Rossi Psicoterapeuta e Filósofa Clínica Juiz de Fora/MG E a vida continua....depois de múltiplas perdas. Lendo as Confissões de Agostinho e refletindo com o grupo de psicofilosofia e bioenergia sobre a questão do mal e do lugar do corpo na filosofia, na teologia, na psicologia, enfim, na vida, surgem várias questões. Qual o lugar do corpo na vida contemporânea, que apesar de falar tanto dele, o continua negando? Merleau-Ponty com " A fenomenologia da percepção" nos convida a pensar o corpo de uma forma diferente do que se pensava até então. (Se é que se pode pensar o corpo!) Pensar o corpo próprio, como ele diria pode ser recolocar a essência na existência, na relação corpo-próprio-mundo. Enquanto para Agostnho o corpo é negado, para Merleau-Ponty o corpo é o fenômeno primordial., como experiência vivida no agora do existir. " Eu sou não um "ser vivo" ou mesmo um "homem" ou mesmo "uma consciência",
Amou uma vez e não separou mais Ildo Meyer Médico e Filósofo Clínico Porto Alegre/RS Depois de oito casamentos frustrados no currículo, a moça se entregou. Aceitou a sugestão de uma sábia amiga de que talvez na posição horizontal descobrisse as razões de tantas separações. Sim, na horizontal de um divã. Ainda que suas experiências anteriores na investigação do inconsciente não tenham sido lá estas coisas, venceu a resistência e marcou hora com um renomado analista. Afinal, se as poucas terapias anteriores e todo investimento em cartomantes não tinham surtido efeito, então a aposta agora seria ainda mais alta, procuraria o ‘melhor’. No dia marcado chegou quinze minutos antes do horário. Precisava observar com cuidado os detalhes do consultório. Sentou na antessala. Cruzou as pernas. Descruzou. Tornou a cruzar, e se percebeu ansiosa quando teve que conter a perna esquerda que balançava feito pêndulo no ar. Bobagem, pensou. De que adianta tentar fazer gênero, se em questão de
Amigos, colegas e demais interessados, www.cultura.mg.gov.br Hoje é o último dia para se inscrever na Oficina de Audiovisual em São Tiago/MG. Confira no site acima, da Secretaria Estadual de Cultura, maiores informações. Att. Mariana Fernandes Filósofa Clínica Coordenadora do Cineclube AudiovisUAI São Tiago/MG

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